sábado, 27 de março de 2010

Como treinar o seu Dragão

Esse fim de semana estava afim de ver um filme, pensei em assistir Remember Me mas ao que parece não fez muito sucesso por aqui, fui com o namorado pro cinema sem ter muita idéia do que encontrar e embora minhas opções tenham diminuído consideravelmente pois a segunda aposta era para aquele filme com a Sandra Bullock no qual ela ganhou o Oscar e cujo não me lembro o nome de jeito nenhum, acabamos optando por uma animaçãozinha de leve, sabe aquelas da qual você não espera grande coisa se não divertimento rápido e barato? É era isso que procurávamos no momento, o bacana é que a tal animação me surpreendeu e nos ofereceu mais do que esperávamos. Como treinar o seu dragão não é nenhuma super animação tipo Wall-E ou UP Altas Aventuras mas da pro gasto, na verdade ao contrário de algumas críticas parcas que li pela internet sai do cinema com uma sensação boa daquela de quem acertou e não deu viagem perdida. O filme é baseado no livro infantil da escritora inglesa Cressida Cowell, (eu descobri isso pela internet nem sabia que existia esse livro) e fala de um mundo povoado por Dragões e Vikings que vivem em uma eterna batalha. Não vou contar como é o filme e do que a história trata, ( pra isso é melhor que cada um assista), na verdade quero deixar minhas impressões sobre alguns detalhes interessantes, o que realmente me chamou a atenção nessa animação foi a qualidade e a riqueza dos detalhes dês da barba dos personagens mais velhos até e principalmente as próteses que foram usadas para adaptar a nova condição de alguns personagens, já vi muitos filmes com piratas sem perna, sem um olho, sem uma das mãos e sempre usando ganchos ou pernas de pau e tapa olhos, mas nunca tinha parado para pensar que esses personagens usam próteses no lugar de seus membros amputados. Como treinar seu Dragão apresenta isso de uma forma particular chamando a atenção do espectador para essa nova condição dos personagens, mostrando os métodos que eles utilizam para se adaptar a estas novas condições especiais. Quando soluço cria uma espécie de prótese para adaptar a parte da calda do Dagão que foi amputada após o ataque do pequeno Viking eu fiquei meio que... chocada, nunca tinha visto isso em um filme e não esperava ver em uma animação da DreanWorks, não sei se no livro a autora conta essa parte mas é bem diferente de ver em um filme. Despoi cabei realmente chocada quando já no final do filme após a grande batalha dos Vikings contra o grande Dagão o soluço perde o pé e parte da perna, aquilo sim foi bem interessante de ver, ao final a prótese do menino acaba se encaixando ao mecanismo que abre a prótese do dragão e eles vão viver outras aventuras assim com seus novos modos de vida e sem se deixar abater pela questão de faltar uma parte de seu corpo, nestes tempos de adaptação em cadeias de rodas e tudo mais, ver esta discussão em um filme é realmente bem interessante.
Portanto acredito que por vários aspectos assistir Como treina o seu Dragão é uma boa pedida.





Infelizmente não achei nenhuma imagem do soluço com sua prótese, e nem dá pra ver a do Dragão.
Olha o figurino dessa animação! Adorei, cada detalhe desse filme é feito para não passa despercebido.


Outra coisa que eu adorei foi os detalhes da barba e do cabelo dos personagens é muito bem feito parece de um filme em Live action.





A cara desse dragão tá muito "Lilo & Stitch", não gostei, acho que ele devia ser mais feroz só porque é dos mesmos diretores!

Um comentário: